Floresta de destinos

Uma floresta que cresce com os Guias de Destinos

Este é o projecto que concretiza o compromisso ambiental da “Foge comigo! ” compensando as emissões de CO2 geradas pelos trabalhos de produção de conteúdos e o gasto de papel com a edição de cada guia.

1 guia = 1m2 de floresta com gestão sustentável

 

Pela edição de cada guia da colecção o projecto garante o crescimento da FLORESTA DE DESTINOS em mais 3000 metros quadrados.

Esta área é gerida em favor das espécies florestais e arbustivas autóctones, promovendo a biodiversidade.

O compromisso é desenvolvido pela Foge comigo! num local do concelho de Santa Comba Dão, onde a empresa se encontra sedeada.

Em breve este projecto estará aberto à visitação, através de percurso pedestre.

Localização

Concelho: Santa Comba Dão

Freguesia: Couto do Mosteiro

Altitude: dos 210 aos 250m

Caracterização

arvoreA área total abrange espaço florestal e antigos terrenos agrícolas.
No local a floresta autóctone é dominada pela presença do Carvalho-alvarinho (Quercus robur) que é pontualmente acompanhado pelo Carvalho-negral (Quercus pyrenaica), pelo Castanheiro (Castanea sativa) e nos locais mais soalheiros pelo Sobreiro (Quercus suber).
O Sanguinho (Frangula alnus), o Freixo (Fraxinus angustifolia), o Amieiro (Alnus glutinosa) e várias espécies de Salgueiros (Salix spp) acomodam-se nos terrenos mais frescos.
Recentemente foi reintroduzido o Azevinho (Ilex aquifolium), o Azereiro (Prunus lusitanica subsp lusitanica) e o Teixo (Taxus baccata).
Na área também ocorrem algumas espécies herbáceas menos comuns: Anemone nemorosa, Aquilegia vulgaris, Linaria triornitophora, Omphalodes nitida e Polygonatum odoratum.

Objectivos de gestão

1 - Promover a biodiversidade, fomentando as espécies autóctones.

2 - Erradicar espécies infestantes exóticas.

3 - Demonstrar o valor e sustentabilidade da floresta autóctone

BG