Concordamos com os princípios e objectivos da TOURISM DECLARES CLIMATE EMERGENCY e comprometemo-nos com os seguintes aspectos:
- Já elaborámos o nosso Plano de Emergência Climática, mas iremos efectuar as alterações e as actualizações necessárias, com o objectivo de reduzir significativamente as suas emissões de CO₂ até 2030
- Divulgar a Declaração de Emergência Climática, bem como os dados de monitorização do próprio Plano
- Aceitar a indicação do IPCC que estabelece a necessidade de que a redução das emissões globais de carbono se situe em 55% dos níveis de 2017, objectivo a atingir até 2030
- Integrar e participar activamente nesta rede colaborativa, motivando outras entidades a fazer a sua Declaração e partilhando as melhores práticas
- Reconhecer e defender a necessidade de mudança na indústria turística, de forma a acelerar a transição para um turismo com muito menores emissões de carbono
Plano de Emergência Climática
FUNDAMENTAÇÃO COM COMPROMISSOS
Desde a nossa fundação (2012) que enunciámos e passámos a respeitar 3 compromissos distintos:
- Compromisso Territorial - a nossa prioridade são os destinos do interior de Portugal
- Compromisso Social - partilha de negócio com os agentes de cada destino turístico
- Compromisso Ambiental - compensação da nossa pegada ambiental
O QUE NOS FAZ QUERER IR MAIS LONGE?
Fomos crescendo, mas, em simultâneo, a crise climática agravou-se.
Assumimos a nossa responsabilidade enquanto empresa geradora de conteúdos para informação, divulgação e promoção de territórios, dos seus agentes e dos seus produtos.
Aceitamos a voz da ciência e por isso concordamos com a indicação de necessidade de agir já para enfrentar e inverter os factores que contribuem para a crise climática, no prazo de uma década.
A situação de emergência climática com que o planeta se defronta exige que cada um, cada organização e que cada colectivo nacional se saibam posicionar para se salvaguardar e para enfrentar uma crise climática que, no trajecto actual, irá hipotecar irreparavelmente o futuro das gerações vindouras.
AO QUE VAMOS?
Continuar a trabalhar para que, num futuro breve, tenhamos um turismo sustentável no planeta
Quem pretendemos influenciar com o nosso exemplo?
- As opções dos consumidores e dos profissionais do turismo, utilizadores dos nossos produtos
- Outros parceiros actores na produção de conteúdos para informação e orientação da prática turística
- Entidades representativas e decisoras na indústria do turismo e não só, de nível superior
Quais as grandes linhas?
- Manter e desenvolver os compromissos assumidos aquando da fundação da empresa
- Reduzir consumos, reutilizar matérias, reciclar o não reutilizável
- Descarbonizar, tanto quanto possível, a actividade da empresa
- Instituir a opção “zero plásticos”
- Praticar e apelar a um consumo local, que beneficie as pequenas economias locais
O QUE JÁ ESTAMOS A FAZER?
No domínio da organização e trabalho interno
- Toda a equipa Papa-figos está, há vários anos, em regime de trabalho a partir do seu próprio poiso, evitando deslocações diárias casa <-> posto de trabalho
- Desde 2018 que todas as reuniões da equipa Papa-figos ocorrem online utilizando as redes de comunicações móveis e as várias aplicações e plataformas de trabalho e diálogo, assim anulando as viagens físicas para realização das mesmas
- A equipa tem conseguido consumir menos que uma resma de papel por ano para impressões correntes internas destinadas à produção e edição de guias
- O arquivo da empresa é digital, poupando bens de consumo, espaço físico e evitando impossibilidades de acesso
- A equipa reduziu o consumo de bens perecíveis e apostou na reutilização de materiais, apenas enviando para reciclagem o que antevê não reutilizar
No domínio da produção de conteúdos
- O número de deslocações nos territórios foi reduzido, promovendo-se a articulação da actuação e das deslocações da equipa
- Têm-se procurado conjugar trabalhos distintos que ocorram numa mesma região, reduzindo o número de deslocações
- Sempre que possível, percorrem-se localidades a pé e frequentemente se utiliza a bicicleta nos trabalhos de terreno, nomeadamente em trabalhos com percursos de média dimensão (10 a 30km) sujeitos a inúmeras paragens
No domínio da impressão
- Os nossos guias de destinos apenas utilizam papel misto (reciclado e virgem, cuja pasta celulósica é oriunda de espaços com certificação de gestão florestal sustentável FSC)
- A embalagem dos guias impressos deixou de ser efectuada com recurso a plástico e passou a utilizar embalagens de cartão, iniciativa implementada com o nosso parceiro de impressão
No domínio da distribuição
Optámos por estandardizar os nossos envios para os nossos revendedores: o empacotamento / embalagem de guias que recebemos da gráfica é o que expedimos para eles; evitamos novas embalagens e o produto segue na boa protecção de uma embalagem de cartão
No domínio da compensação da nossa pegada ambiental
Devemos ser das poucas entidades empresariais (que não agro-florestal) a voluntariamente assumir o desenvolvimento de um projecto de conservação de património natural, com o qual também está a compensar local e directamente a sua pegada ambiental
O QUE MAIS VAMOS FAZER?
No domínio da organização e trabalho interno
Registar mensalmente a pegada ambiental resultante da produção de cada guia (consumo de combustíveis)
No domínio da produção de conteúdos
Reduzir as emissões provocadas pelos trabalhos de produção, orçamentando e executando cada trabalho com percentagens mínimas na rubrica “combustíveis”, própria para o efeito
No domínio do plano editorial
Adaptar e apresentar os futuros guias tendo em vista propor e estruturar para os visitantes:
- práticas mais activas de descoberta de destinos
- práticas de turismo de natureza que valorizem a biodiversidade e a geodiversidade
- uma mobilidade turística mais sustentável e com menores emissões de carbono, nomeadamente estruturando o binómio comboio e/ou autocarro com a bicicleta
- cadeias curtas de consumo de produtos locais de qualidade
No domínio da impressão
Manter a publicação de guias em suporte papel, apoiando e valorizando a gestão certificada de florestas e enquanto forma de o público também participar no armazenamento de carbono em bem utilitário, retirando-o da atmosfera
No domínio da comunicação e marketing
- Utilizar os nossos canais de comunicação (website, Facebook, Instagram, newsletter mensal) para sensibilizar os turistas para a escolha de destinos turísticos sustentáveis e para a prática de um turismo responsável
- Divulgar agentes turísticos parceiros, entidades e individuais, que protagonizem práticas que enfrentem e contribuam para inverter a crise climática
METAS DESTE COMPROMISSO A PARTIR DE 01.01.2021
1% passará a ser o encargo médio de gastos com combustíveis fósseis, no seu orçamento global de cada trabalho
TODOS os guias a publicar apresentarão conteúdos adaptados e indicativos para práticas turísticas sustentáveis
1m² de floresta autóctone por cada exemplar de cada guia publicado, como compensação da pegada ambiental
Vamos lá! Por um turismo mais sustentável.